sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Não posso adiar o amor para outro século


(...)

Não posso adiar este abraço
que é uma arma de dois gumes
amor e ódio
não posso adiar
ainda que a noite pese séculos sobre as costas
e a aurora indecisa demore
não posso adiar para outro século a minha vida
nem o meu amor
nem o meu grito de libertação

não posso adiar o coração

António Ramos Rosa

É um assunto que me anda a martelar-me as ideias desde à um tempo para cá. É uma ideia que no meu entender é demasiado modernista. Sim, modernista! Eu que sou bem contra ideias antiquadas, também não concordo com esta que é completamente descabida mas que espelha as relações de hoje em dia.
O amor sério, uma relação séria, tem idade?
Quando duas adultas dizem a alguém com menos de 20 anos que devia variar mais, ou seja, que devia descolar-se da actual e viver a vida porque ainda é muito novo para estar sempre na mesma, eu fico a pensar para onde raio é que foi a inteligência das pessoas. A sério, se uma pessoa está feliz, gosta do outro, dão-se bem, tudo corre bem, mas namoram à mais de vá... uns belos meses, talvez mais de um ano, depende das contas, o que é que se deve fazer? Mudar para outra onda? Isso é viver a vida?
Para mim, o gostar não tem idade. Pode-se gostar diferentemente porque a maturidade muda, as experiências ganham-se, mas o sentimento em si nada tem a ver com o caso. Se alguém me vier dizer que se vai casar com 18, 19 anos, isso eu já talvez ache demasiado, e eu não o faria nem pelo príncipe encantado no cavalo branco. É demasiado cedo, porque casamento implica família, e família implica maturidade e atenção concentrada na família mais do que em tudo o resto.
Mas uma relação não tem de ter idade. Pode começar aos 20 e durar para sempre. Pode começar aos 18 e durar 3 anos. Pode começar aos 16 e acabar aos 18, para ser retomado aos 25 e durar para sempre. Who knows?
Para quê adiar o amor para outro século, década, ano, idade? Não faz sentido...

3 comentários:

Bernardo disse...

Tão lindo +.+

Rui Fernandes disse...

Muito bom...
Adorei...
Lindinho....

:=)

S* disse...

Adiar o amor? Nunca, nunquinha. Ha coisas das quais eu nao abdico.